sábado, 29 de setembro de 2007

Nutrientes - funções e deficiências.

Nutrientes - funções e deficiências.

Nitrogênio (N)
É um dos nutrientes mais exigidos quantitativamente pela maioria das plantas. Atua em todas as fases desta, quais sejam, crescimento, floração, frutificação das plantas. As plantas absorvem o N em suas formas iônicas, NO3- e NH4+ Carência de Nitrogênio - aumento do sistema radicular, palidez da planta, amarelecimento e queda das folhas.

Fósforo (P)
O fósforo age na produção de energia, na respiração, divisão celular e em diversos outros processos metabólicos, como nas substâncias de reserva. O forma iônica absorvida pelas plantas são o H2PO4- e HPO4 2- Carência de Fósforo - as folhas escurecem, as plantas podem ficar 'achatadas'.

Potássio (K)
É um dos macronutrientes mais consumidos pela planta, juntamente com o nitrogênio. Favorece a formação de raízes, amadurecimento dos frutos, etc. Os frutos e tecidos meristemáticos ossuem alto teor de potássio. Seu papel principal é o de ativador de funções enzimáticas e de manutenção da turgidez celular. A forma iônica absorvida pelas plantas é o K+ Carência de Potássio - as folhas mais velhas apresentam extremidades com manchas cloróticas, degenerando-se e tornando-se necróticas.

Cálcio (Ca)
Contribui para o fortalecimento de todos os órgãos das plantas, principalmente raízes e folhas. Também é importantíssimo na manutenção do equilíbrio entre alcalinidade e acidez do meio e da seiva das plantas. A forma iônica absorvida pelas plantas é o Ca2+. Carência de Cálcio - lesões nas margens das folhas mais novas. Essas lesões levam a folha a morrer da extremidade para o centro.

Magnésio (Mg)
É parte integrante da molécula da clorofila, e por isso está diretamente ligado ao metabolismo energético das plantas. A forma iônica absorvida pelas plantas é o Mg2+. Carência de Magnésio - o sintoma aparece entre as nervuras, espalhando-se das margens para o centro das folhas.

Enxofre (S)
O enxofre encontra-se em sua maior parte na composição das proteínas, associadas ao nitrogênio. Participa na formação de alguns aminoácidos essenciais ao metabolismo energético. A forma iônica absorvida pelas plantas é o SO42-.Carência de Enxofre - as folhas permanecem mais escuras e opacas, com tonalidade amarelo-esverdeada.

Manganês (Mn)
É importante para a formação da clorofila e participa do metabolismo energético respiratório. A forma iônica absorvida pelas plantas é Mn2+.Carência de Manganês - o sintoma da deficiência de ferro se generaliza, causando nas folhas uma coloração verde-pálida.

Boro (B)
Atua no metabolismo de carboidratos e transportes de açúcares através de membaranas, na formação da parede celular, divisão celular, no movimento da seiva. Atua no desenvolvimento das folhas e dos brotos. Contribui para a maior força e resistência de todos os tecidos vegetais. A forma iônica absorvida pelas plantas é H3BO3.Carência de Boro - o sintoma é muito parecido com o do cálcio, com necrose e enrugamento das nervuras.

Cloro (Cl)
Está ligado ao metabolismo da água e a transpiração das plantas, além de participar da fotossíntese. A forma iônica absorvida pelas plantas é Cl-.Carência de Cloro - é mais comum encontrarmos excesso do que a deficiência deste micronutriente. A toxidez do cloro é caracterizada pela queima das margens das folhas localizadas externamente na planta.

Cobre (Cu)
Tem papel importante na fotossíntese, respiração, redução e fixação de nitrogênio. A forma iônica absorvida pelas plantas é Cu2+ Carência de Cobre - os sintomas ocorrem nas folhas novas, que permanecem alongadas, deformadas e com as margens cloróticas voltadas para baixo.

Ferro (Fe)
Essencial ao metabolismo energético, atua na fixação do nitrogênio e desenvolvimento do tronco e raízes. A forma iônica absorvida pelas plantas é Fe2+. Carência de Ferro - perda da intensa coloração nas folhas, ocorrendo clorose internerval nas folhas novas. Folhas com aparência de vidro, transparentes e retorcidas (vitrificação).

Agora que já vimos um pouco da função de cada nutriente, torna-se mais fácil compreendermos alguns sintomas da deficiência de cada um deles. Temos, portanto, um breve resumo da atuação de cada nutriente nas plantas e alguns sintomas mais visíveis da deficiência dos mesmos.

Fonte:http://www.aquaonline.com.br/content/view/104/45/
Arttigo de Rafael Diogo

sábado, 22 de setembro de 2007

Estilo Holandês e Estilo Nature

No mundo dos tanques aquascaping e plantados, há duas escolas principais do pensamento: Estilo holandês e Estilo da natureza. Ambos são os estilos populares que são baseados no arranjo das plantas no aquário . A maioria dos hobbytas escolhem seguir uma escola baseada em sua própria preferência do que pensam e o que mais lhe agrada o olhar.
Aqui um aquário estilo Holandês



Aquário holandes é um estilo mais velho de aquascaping. O estilo focaliza em fileiras puras as plantas que erradiam para fora de um ponto focal central, com as plantas mais baixas na frente e mais altas na parte traseira (que cría a profundidade). Você verá frequentemente este descrito como “ruas” ou “avenidas” que usam plantas.

Já aqui podemos observar o estilo Nature.

O estilo do aquário da natureza foi introduzido por Takashi Amano na última década. O estilo deste tipo de aquascape é focalizado muito na natureza e em imitar as paisagens de ambientes naturais. Isto significa que um aquascape do estilo da natureza pode se olhar como uma versão diminuta de uma escala da montanha com inclinações alinhadas árvore, ou como uma cena sob a superfície de um rio pequeno.